Mas primeiro: o que é ESG?

Esta sigla em inglês significa Environment, Social, Government, traduzindo para o português, temos Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança.

Sustentabilidade do ponto de vista ambiental, é criar maneiras para garantir a vitalidade do planeta Terra, de modo que, as próximas gerações possam viver de forma adequada neste mundo. 

No ambiente empresarial, as Responsabilidades Sociais são as demandas que a sociedade exige, diante os direitos humanos, as equidades e inclusões das diversidades, a garantia de direitos trabalhistas e o envolvimento com a comunidade local.

E por último, a Governança é o conjunto de políticas administrativas dentro da instituição, que devem estar em conformidade com as leis e normas que regem a constituição do país.

O ESG pode ser implementado em qualquer segmento, inclusive no mercado de segurança. 

Por exemplo, visando o meio ambiente, é possível realizar ações de educação ambiental, conscientização sobre a fauna e flora, principalmente se a área de atuação for em meio a natureza. As campanhas de incentivo à reciclagem e boas práticas ambientais também são bem vistas. 

No âmbito social, executar treinamentos para os colaboradores, abordando temas de diversidade e inclusão, com a finalidade de educar e fomentar o respeito às diferenças. Desta forma, é ensinado a forma correta de ação em situações de preconceitos.  

Tratar de maneira humanizada a relação funcionário e empresa, disponibilizar benefícios interessantes, além daqueles que são obrigatórios, também é um diferencial que simboliza a preocupação com o bem-estar da equipe. Criar espaços de acolhimento e exercer a escuta ativa em reuniões e necessidades dos funcionários, também é uma excelente maneira de desempenhar a Responsabilidade Social.     

E quanto à Governança, obter e manter todas as licenças e certificações obrigatórias, combater casos de corrupções, através de leis anticorrupção, exercer o compliance e principalmente, estabelecer práticas e políticas administrativas transparentes e corretas. 

Estes são apenas alguns exemplos de ESG dentro do mercado de segurança pública ou privada. Mas o que é observado, é que cada vez mais as pessoas buscam por comprar ou contratar serviços de empresas que implementam práticas voltadas à sustentabilidade, responsabilidade social e governança.                 

Clique aqui e solicite um orçamento.